Sofonias - Capítulo 3
1. AI da çujada, e da contaminada; da cidade oprimidora.
2. Não ouve á voz, não aceita o castigo: não confia em Jehovah; nem se achega a seu Deos.
3. Seus principes são leões bramantes em meio della: seus juizes lobos de tarde, que os ossos não quebrantão até a manhã.
4. Seus Prophetas são levianos, varões aleivosos: seus Sacerdotes profanão o Santo, e forção a lei.
5. Jehovah o justo está em meio della, que não faz iniquidade: cada manhã tira seu juizo á luz, nada falta; porem o perverso de nenhuma vergonha sabe.
6. Desarraigei as gentes, suas esquinas estão assoladas, suas praças fiz so litarias, que ninguem as passe: suas cidades são destruidas, que nenhum morador nellas haja.
7. Eu dizia, certamente me temerás, aceitarás a instrucção, para que sua morada não seria desarraigada: por tudo pelo que a visitei, de veras se levantarão de madrugada, corrompérão todos seus tratos.
8. Portanto aguardai-me, diz Jehovah, no dia em que me levanto para despojo: porque meu juizo he, ajuntar as gentes, congregar os reinos, para sobre elles derramar minha indignação, e todo o ardor de minha ira, porque toda esta terra será consumida pelo fogo de meu zelo.
9. Então certamente darei beiço puro aos povos: para que todos invoquem o nome de Jehovah, para que lhe sirvão com hombro uniforme.
10. D`alem dos rios dos Ethiopes, meus zelosos adoradores, e a filha de minha espargida, trarão sacrificio.
11. Naquelle dia não te envergonharás de nenhum de teus tratos, com que prevaricaste contra mim: porque então tirarei do meio de ti os que de alegria saltão por via de tua soberba, e tu em diante não mais te alçarás por causa de meu monte santo.
12. Mas em meio de ti farei restar hum povo coitado e pobre: elles confiarão em o nome de Jenovah.
13. Os residuo de Israel não farão iniquidade, nem fallarão mentiras, e em sua boca não se achará lingua enganosa: mas serão apascentados, e deitar-se-hão, e não haverá quem os espante.
14. Canta alegremente ó filha de Sião, jubila, ó Israel: goza-te, e de todo coração salta de alegria, ó filha de Jerusalem.
15. Tirou Jenovah teus juizos, exterminou teu inimigo: Jehovah, O Rei de Israel está em meio de ti, não mais verás algum mal.
16. Naquelle dia se dirá a Jerusalem, não temas: ó Sião, não se enfraqueção tuas mãos.
17. Jehovah teu Deos está em meio de ti, herõe que salvará, gozar-se-ha de ti com alegria, callar-se-ha em seu amor, regozijar-se-ha de ti com jubilo.
18. Aos tristes por causa do ajuntamento congregarei, de ti são, o escarnio sua carga ne.
19. Eis que naquelle tempo desfarei a todos teus opressores, e salvarei a que coixea, e ajuntarei a lançada fora, e os porei por louvor e por nome, em toda a terra, em que forão envergonhados.
20. Naquelle tempo vos trarei para cá, a saber, no tempo em que vos ajuntarei: certamente vos porei por nome e por louvor entre todos os povos da terra, quando farei tornar vossas catividades diante de vossos olhos, diz Jehovah.
